A magia da equalização

Muita gente me pede dicas sobre produção musical, mixagem, etc. Quem trabalha com isso sabe o quanto essas abordagens são comuns, principalmente no que diz respeito ao “brilho” do produto final. Acredito que todo mundo já ouviu uma gravação bem abafada da banda de um colega ou até da sua própria banda, certo? Eu mesmo, lá atrás na minha carreira, gastava tempo e dinheiro em bons estúdios, mas ficava com o produto final bem ruim, com o som “embolado”, sem profundidade e brilho. Bom, levou tempo, mas aprendi que uma das grandes ferramentas – talvez a princpal delas – para resolver isso é a equalização.

Os equalizadores atuam no equilíbrio das frequências dos instrumentos e também da música como um todo. Basicamente, o que devemos fazer com eles é evitar que dois ou mais instrumentos habitem a mesma região de frequência sonora para que não haja cancelamento de fase ou a famosa sensação de “embolo” do som.

Pegue como exemplo o bumbo da bateria e o baixo. Grande parte dos graves desses instrumentos estão exatamente na mesma região de frequência, então é muito provável que se anulem ou “embolem” o som quando vibrarem simultaneamente na mesma intensidade. Uma solução possível é equalizar o canal do baixo, por exemplo, cortando as frequências indesejadas que podem conflitar com o bumbo. Assim, cada instrumento ocupará uma região e você poderá ouvi-los sem a sensação de “embolo” ou perda de sinal de um deles, aumentando a definição do arranjo da música e a sensação de brilho do produto final.

Esta é apenas uma de várias estratégias para um bom uso de equalizadores, então recomendo que você experimente e, acima de tudo, estude o assunto. Existem vários cursos gratuitos muito interessantes sobre equalização por aí. Eu sempre indico dois que vi na Udemy e são realmente bem diretos e com didática muito boa. Só é preciso estar com o inglês em dia, pois são ministrados nesse idioma. São eles:

Você também pode sempre interagir comigo no meu instagram e enviar suas dúvidas. Dentro do possível, responderei a todas com muito prazer! Bons estudos!

Scroll Up